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Boas práticas para reter e atrair os melhores vendedores para sua empresa

Atualizado: 22 de set. de 2023


Selecionamos algumas práticas que facilitarão no momento de reter, assim como de atrair os melhores vendedores para sua empresa, confira!

Grande parte das empresas desejam profissionais que possam contribuir com conhecimentos, atitudes, julgamentos e habilidades úteis que façam parte dos planos de negócios. No entanto, as organizações nem sempre dominam as boas práticas de atração e retenção dos melhores vendedores. Neste artigo você verá como resolver esse problema.


O recrutamento eficaz pode abrir as portas para profissionais de alto desempenho em uma empresa, mas nem sempre garante a retenção de talentos, muito menos atrair os melhores vendedores.


Isso se justifica pelo pelo fato de que reter colaboradores não envolve apenas recompensas generosas, mas também uma série de fatores que afetam sua qualidade de vida e bem-estar no ambiente organizacional.


Não prestar atenção a este ponto incorrerá em custos elevados. Para se ter uma ideia, o custo total da perda de um profissional pode ser de 1,5 a 2 vezes o seu salário anual.


Dependendo do cargo, chega a milhares de reais - sem contar que a expertise pode desaparecer com os profissionais, principalmente se não for repassada aos colegas.


Para evitar essas perdas, é necessário investir em procedimentos que minimizem a movimentação de pessoal e que se retenha os melhores vendedores na empresa.


Por onde começar?

O ponto de início é considerar os motivos que a empresa apresenta para quem deseja ingressar como seus colaboradores.


E quando se proporcionam metas, perspectivas de crescimento, relacionamentos satisfatórios no ambiente de trabalho e benefícios que atendem às expectativas e necessidades, ou seja, são criados elementos de atração e retenção.


Perceba aqui que a atratividade e a retenção são o resultado de um trabalho de longo prazo, com o objetivo de estabelecer um bom ambiente de trabalho.

Ou seja, esta não é uma tentativa de prender funcionários ou fazer sugestões irrealistas para chamar a atenção do candidato.


Além disso, à medida que a organização estabiliza as características de sua marca empregadora, a própria identificação dos profissionais com a empresa se tornará um atrativo.


Portanto, o processo seletivo deve ser voltado para aqueles que realmente têm capacidade para trabalhar na organização.


Selecionamos algumas práticas que facilitarão no momento de reter, assim como de atrair os melhores vendedores para sua empresa, confira!


Alinhe na integração

O processo de seleção precisa ser claro e ter informações corretas para que as expectativas de todas as partes sejam consistentes.


Isso é fundamental para a integração (onboarding) de cada novo funcionário para que eles não se sintam frustrados com o que encontram no ambiente de trabalho.


Assim que essa consistência for alcançada, o foco mudará para a integração. Durante este processo, é importante causar uma boa primeira impressão, o que pode ser conseguido das seguintes maneiras:


● Preparar a empresa para acolher o profissional no primeiro dia do trabalho;

● Organizar o ambiente de trabalho;

● Fornecer todas as ferramentas necessárias para o trabalho;

● Alinhar a recepção com a equipe com a qual trabalhará;

● Apresentá-lo a outros setores do local de trabalho.


Busque por valores

O segundo passo para reter e atrair os melhores vendedores é encontrar pessoas que tenham os mesmos valores da empresa e que apresentem adequação cultural.


Por esse motivo, esses valores precisam ser determinados pelos profissionais de recursos humanos, principalmente para serem praticados no dia a dia da organização.


A longo prazo, a compatibilidade será a chave para manter o senso de trabalho. Além de sua experiência na organização desempenhar um papel positivo no aumento das chances de o talento permanecer na empresa, há também um motivo para o trabalho que é mais poderoso do que o ganho financeiro.


Curiosamente, ser consistente com os valores dura mais do que muitas capacidades técnicas.


Na era da informação, a mudança é rápida e contínua: o conhecimento de hoje pode perder sua validade no dia seguinte. Então, aí está um grande motivo de se investir em propriedades mais estáveis!


Crie um plano de desenvolvimento profissional

É questionável se a empresa preparou um bom plano de desenvolvimento dos profissionais em termos de tecnologia e comportamento.


O primeiro é avaliar a capacidade e planejar o treinamento. Ambos podem ser disponibilizados pela empresa, mas também é possível orientar apenas cada profissional para buscá-los.


Também é importante responder às seguintes questões:


● Os gestores podem usar o potencial dos profissionais?

● Para qual função é mais adequada?

● Quais habilidades / capacidades você possui para que a empresa absorva o que de melhor pode oferecer?


Lembre-se de envolver profissionais em projetos e/ou processos de interesse para seus respectivos perfis.


Valorize a construção da experiência

A próxima boa prática é a respeito do próprio processo seletivo, que pode se tornar uma experiência profissional relevante.


Pode ser muito útil pensar na jornada do candidato em cada etapa, concentrar no aprendizado dos profissionais e reiterar os valores da empresa. Por esse motivo, o feedback também deve ser uma preocupação para os recrutadores.


Promover a empatia com os candidatos e fornecer orientações úteis fará com que mais pessoas respeitem e se interessem pela organização e é uma excelente prática para atrair os melhores vendedores.


Resumindo, considerando todas as competências, o mais importante é ter um processo que corresponda à reputação da empresa. Ou seja, o método utilizado deve transmitir os atributos da organização e é o ponto central para receber os candidatos com os dados pessoais necessários.


Junte-se às novidades que dão certo

Adotar na empresa o Job rotation (rotação de trabalho) é mais uma de boas práticas mais recentes, que proporciona aos profissionais uma nova experiência e evita a impressão de trabalho estagnado.


Pode ser aplicado entre cargos, áreas onde os funcionários estão localizados ou outros departamentos.


Outra grande alternativa facilitadora que para alguns ainda é novidade é a implementação do home office.


Além de serem gerenciados por metas e não por planos, a maioria dos processos de muitas empresas está no mundo online. Isso possibilita trabalhar em casa, proporcionando maior mobilidade e qualidade de vida.


Muito tempo é perdido no transporte público, o que acaba reduzindo o bem estar em geral dos colaboradores. Então, por que não realizar o trabalho de casa e otimizar o tempo para melhorar o trabalho dos profissionais de sua empresa?


E por que essas práticas são tão importantes?

A alta rotatividade acarreta custos elevados porque o processo de recrutamento, como divulgação de vagas, entrevistas, e treinamento incorrem em custos.


Os novos funcionários precisam de tempo para atingir o nível de produtividade de funcionários mais experientes e resolver os problemas dos clientes com mais rapidez.


Afinal, isso exige um maior entendimento das atividades da empresa, o que é conquistado ao longo do tempo.


Quando o índice de rotatividade for alto, terá um impacto negativo sobre quem fica, pois a pressão para ser o próximo costuma afetar o bem-estar da empresa.


A produtividade é afetada porque os funcionários ficarão sobrecarregados com as atividades do cargo vago antes que a vaga seja preenchida.



Por isso, ao aplicar as boas práticas acima, sua empresa poderá aumentar a retenção de talentos e aumentar a chance de encontrar um perfil compatível com sua cultura organizacional e de manter um relacionamento duradouro.


Conclusão

Reter e atrair os melhores vendedores deve ser o resultado de um excelente trabalho em fatores de longo prazo.


A partir da releitura do assunto e das boas práticas de comunicação com o mercado, sua empresa conseguirá atrair a atenção de profissionais no perfil adequado à vaga.


Tente fortalecer a marca de sua empresa e se concentrar em sua proposta de valor para os funcionários. Com o ambiente e as políticas certas, atrair e reter talentos será um passo natural para sua empresa.


Gostou dessas dicas mas ainda não sabe por onde começar? A Vendor Force possui alta capacidade para atrair os melhores vendedores para sua empresa! Entre em contato agora e agende seu horário!

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