Atração de talentos é a capacidade que uma empresa tem de comunicar o quanto isso beneficia os funcionários que nela trabalham. Por outro lado, a retenção é uma série de ações que visam reter colaboradores de destaque e profissionais talentosos. Veja agora quais são as boas práticas que sua empresa pode adotar para garantir tudo isso com os planos de carreira!
Uma boa política de atração de talentos é essencial para qualquer empresa que deseja se manter competitiva hoje.
Isso porque, em um cenário cada vez mais dinâmico e em constante mudança, a atuação dos profissionais torna-se mais relevante para o sucesso das ações e metas empresariais.
Além disso, a retenção de talentos também é um fator importante para qualquer negócio.
Em um mercado de trabalho em expansão como o atual, a competição entre empresas para atrair e reter os melhores profissionais pode gerar altas taxas de rotatividade, oferecer bônus, flexibilidade e outros benefícios.
Portanto, atrair, contratar e reter talentos são ações essenciais em uma organização. E afinal, quem é o responsável por tudo isso dentro do grande órgão que é a empresa? O setor de recursos humanos, é claro!
Qual é o papel dos recursos humanos na atração e retenção de talentos?
A palavra-chave para reter funcionários de destaque é motivar por meio de benefícios e reconhecimento.
Para saber quais projetos os funcionários mais desejam ou mais precisam, você deve ter uma excelente equipe de recursos humanos. Isso pode ser um grande impulso e terá um papel importante em mantê-los funcionando.
À área de recursos humanos cabe ao pessoal de gestão conhecer o perfil dos integrantes da empresa, de forma a entender suas principais necessidades e anseios.
Portanto, o RH é capaz de ajustar as prioridades de todos os funcionários para definir o melhor plano de benefícios e desenvolver uma forma de retenção de talentos que satisfaça a maioria das pessoas.
Quer aumentar a atração e retenção de talentos na sua empresa? Confira essas dicas de boas práticas focadas em planos de carreira a seguir:
Reconheça e aprimore o valor organizacional
O primeiro ponto importante, é que a empresa precisa ser clara sobre seu objetivo no mercado. E a sua existência, que se define no cenário competitivo, e os motivos das suas ações e comportamentos.
Todos esses valores que representam a cultura organizacional devem nortear a atração de talentos e tornar os profissionais consistentes com os objetivos, intenções, comportamentos e valores da empresa.
Portanto, analisar e definir com primor os valores que compõem a empresa é fundamental para a atração de talentos. Por ser protagonista da cultura interna, também auxilia o RH a definir o perfil das pessoas mais adequadas ao negócio.
Promova um ambiente de trabalho favorável
Normalmente, o trabalho é onde os funcionários passam a maior parte do tempo, por isso deve ser agradável e proporcionar uma alta qualidade de vida para todos.
Se você não prestar atenção ao meio de trabalho, muitos problemas podem ocorrer, como pressão da equipe, conflitos interpessoais, resultando em aumento de falhas de operação e diminuição da produção.
Por isso, priorize o bem-estar de sua equipe e invista em estrutura, decoração, melhor divisão de espaços e criação de áreas de lazer e descanso.
Além disso, horários de trabalho mais flexíveis podem ser implementados e programas de exercícios no local de trabalho podem ser fornecidos para estimular atividades esportivas.
Implante um programa de gamificação
Para atingir um alto nível de engajamento, as empresas precisam cada vez mais usar incentivos não monetários, como planejamento de carreira estruturado, treinamento e planos de reconhecimento em tempo real dos funcionários.
Para que essas medidas sejam eficazes e auxiliem na retenção de talentos, é necessária a correlação entre desempenho e recompensas.
Nesse sentido, surgiu a gamificação, conceito amplamente utilizado nas estratégias de retenção de talentos.
A prática visa promover o desenvolvimento de conhecimentos e novas habilidades por meio da tecnologia utilizada no jogo e estimular a produtividade por meio de um sistema de recompensa.
Esse meio de estratégia pode ser amplamente utilizado em sua empresa, e será um ótimo diferencial, além de fazer com que as horas de trabalho sejam mais prazerosas.
Entenda o clima interno da empresa
Em suma, atrair talentos é a capacidade de uma empresa de comunicar o quanto pode ser benéfico que os funcionários façam parte e nela trabalhem.
Porém, para que isso seja possível, o primeiro passo é verificar se os funcionários estão realmente satisfeitos e se têm uma visão positiva de sua posição.
Portanto, é ideal que você promova pesquisas relacionadas ao clima organizacional. Eles ajudam a entender a relação entre as pessoas e o ambiente de trabalho e os upgrades necessários para melhorar o relacionamento.
Os principais pontos que podem ser avaliados a este respeito incluem o seguinte:
● Visão sobre benefícios e salários;
● Relacionamento com o líder;
● Satisfação com a função atual e perspectivas de carreira;
● Carga de trabalho;
● Ação flexível;
● Oportunidades de crescimento profissional;
● Compromisso com o bem-estar pessoal entre outros.
Aumente a oferta de benefícios
Muitas empresas estão apostando em fornecer diferentes tipos de benefícios corporativos para aumentar a satisfação da equipe e, assim, focar na retenção de talentos.
Além dos benefícios obrigatórios (como férias remuneradas, 13º salário e vale-transporte), outros benefícios também são considerados estratégicos porque ajudam a tornar a empresa única e o trabalho mais interessante.
Normalize a cultura do feedback
Ao adotar as estratégias que foram sugeridas até agora, é necessário implementar uma cultura de feedback para não transformar as ações em possíveis frustrações.
Afinal, o trabalho de um funcionário é se desenvolver no planejamento de carreira, caso isso não seja possível, ele precisa saber onde deve melhorar para atingir seus objetivos.
A prática deve envolver feedback sobre sua postura e produtividade, além de estar aberto às opiniões da empresa.
Assim como o comportamento dos funcionários deve ser relatado, é necessário entender sua visão sobre os procedimentos organizacionais.
Por meio da opinião dos colaboradores, o comportamento do negócio pode ser avaliado e até mesmo as condições necessárias que contribuem para a estratégia de retenção de talentos podem ser alteradas.
Propicie o crescimento
Por fim, além do planejamento de carreira, outras estratégias também são muito interessantes e podem permitir o crescimento dos profissionais.
Por exemplo, incentivar os funcionários a participarem de cursos e atividades pode dar a eles a oportunidade de ganhar espaço em outras funções, e também pode fazer com que se sintam evoluindo, o que é um incentivo.
Há muitas maneiras de desenvolver um bom plano de atração e retenção de talentos, mas, em geral, o foco deve ser entender e avaliar seu público interno.
Para alcançar todos os avanços citados, o responsável pela gestão de pessoas deve se aprimorar cada vez mais no assunto, colocar essas competências em prática e alinhar a pesquisa às particularidades de cada negócio.
Gostou de conhecer mais sobre estratégias de retenção de talentos e entender como eles podem beneficiar a companhia, mas ainda não sabe como fazer da melhor forma?
A Vendor Force pode auxiliar nesse processo! Atuamos com recrutamento e seleção, visando a melhor atração de talentos. Além disso, estamos constantemente atualizados sobre os melhores planos de carreira que proporcionam retenção de colaboradores.
Vamos conversar! Agende seu horário aqui.
Comments