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Saiba o que levar em consideração na hora de montar sua equipe de vendas

Atualizado: 22 de set. de 2023


O time de vendas, principalmente o de alta performance é visto como um dos mais importantes de uma organização.

Ter uma excelente equipe de vendas é essencial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, formar a melhor equipe de vendas pode não ser uma tarefa fácil, especialmente para pequenas e médias empresas. Com uma equipe de vendas estruturada, você pode garantir retorno, assim como satisfação desde colaboradores, até os clientes. Neste artigo você vai saber quais os pontos primordiais que deve levar em consideração quando for montar seu time de vendas.

O time de vendas, principalmente o de alta performance é visto como um dos mais importantes de uma organização. Isso porque são os vendedores que irão garantir boa parte daquilo que a empresa almeja: o retorno financeiro.


Montar um time de vendas pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente quando estamos falando de empresas pequenas e médias, que possuem poucos funcionários ou ainda estão começando no mercado.


Mas é importante frisar, que por mais que uma organização possua ótima experiência no ramo, ou muitos funcionários, sem a equipe de vendas bem capacitada, pode ser difícil conseguir o que tanto precisa.


Ver o lado do funcionário também é importante, pois é preciso ter em mente que contratar colaboradores extrovertidos, persistentes e que gostem realmente de desafios é a melhor forma de começar uma boa equipe.


E nada como boas dicas como essa para ajudar, não é mesmo?


Por isso, você que pretende montar seu time de vendas, e fazer com que ele traga o retorno esperado para sua empresa, vai conferir neste artigo como fazê-la da melhor forma, e o que levar em consideração nesse momento tão crucial.

Deixe claro os objetivos da empresa

Essa é uma informação que deve ser passada em primeiro plano, e no momento da contratação.


O time de vendas precisa ser, acima de tudo, um embaixador do seu negócio e comunicar aos clientes tudo o que a marca representa.


Um time consistente com a estratégia e os valores, além da visão, missão e valores da marca, deve primeiro saber quais são as metas e objetivos do negócio.


No processo de recrutamento e seleção, é importante escolher pessoas que possam se integrar bem à cultura organizacional.


Cada um desses atributos deve ser disseminado no grupo para que, se todos da equipe tiverem o mesmo propósito, eles sejam mais integrados e focados. Dessa forma, eles se sentirão de fato parte da empresa.

Invista em recrutamento constante

O tamanho do time de vendas deve ser calculado com muito cuidado. Por um lado, a empresa deve considerar que o investimento nesta equipe nunca deve ser maior do que o lucro que ela traz.


Por outro lado, o vendedor deve ser capaz de vender todos os produtos da empresa. Se todos eles já estão trabalhando com produtividade otimizada e mesmo assim o estoque não melhorou, então é hora de aumentar a equipe.


Esse é um dos motivos pelos quais os gerentes de times de vendas devem estar sempre atentos aos profissionais de mercado. Outro motivo é que eventos indesejáveis acontecem e você pode, de repente, perder um vendedor.


Para que a equipe de vendas trabalhe sempre com a melhor desenvoltura possível, ela precisa estar completa. Com isso, outros profissionais não ficarão sobrecarregados e a empresa conseguirá manter seu ritmo de crescimento.

Mantenha a equipe de vendas sempre atualizada

O grande segredo para montar o melhor time de vendas é atualizá- lo sempre que possível. Pesquisas na área mostram que empreendedores de sucesso são aqueles que treinam a equipe pelo menos duas vezes por mês.


E esse treinamento não é tão complexo quanto parece, ou seja, a organização não precisa investir em projetos de terceirização, mas pode desenvolver treinamentos internos e planos de recuperação contínua.


É importante desenvolver scripts de negociação e vendas para ajustar as apresentações e discutir as melhores práticas. Você não precisa de uma sala específica para treinamentos com um data show e reprodução de slides.


Por exemplo, você pode mostrar um filme e depois levantar uma discussão a respeito da atualização, ou melhorias para o time. Ainda é possível solicitar feedbacks, para você como gestor, se manter a par do que acontece na equipe.

Crie e estimule um ambiente de colaboração

A cultura corporativa do Brasil é profundamente inspirada nos Estados Unidos. Aqui e ali, incentiva a competição como forma de obter resultados mais ousados.


No entanto, na equipe de vendas, essa pode não ser a opção mais eficaz ou mais saudável. Em vez de ser conivente com a competição entre o time de vendas, é melhor criar um ambiente onde todos possam crescer juntos.


O sentido disso é criar um ambiente de trabalho que permita maior interação entre os vendedores. Isso ajuda a construir relacionamentos baseados na confiança, porque eles irão expressar seus pensamentos, sugestões e opiniões de forma mais confortável.


Ajudando-se em conjunto, os colaboradores podem gerar um aumento geral superior quando comparado com a soma do desempenho de cada vendedor. Pois um time unido é muito mais forte.


É um processo de aumento da criatividade, aumento do comprometimento e fortalecimento do espírito de equipe.

Faça o colaborador se sentir parte do sucesso

Uma das maiores vantagens que os vendedores podem encontrar nas pequenas empresas é a proximidade com o gestor, com a equipe administrativa.


Além de negociar com agilidade os descontos e prazos de pagamento, os colaboradores também podem participar mais das decisões estratégicas da empresa.


O gestor deve fazer dessa proximidade um atrativo. A ideia é que os profissionais se sintam cada vez mais parte da operação, parte do sucesso do negócio.


Os incentivos a essa aproximação benéfica podem vir na forma de bônus, mas não se limitam a incentivos econômicos, já que muitas vezes o que falta é de fato o reconhecimento do trabalho bem feito.

Realize reuniões periódicas

Os times de vendas de alto padrão devem realizar reuniões regulares para avaliar e revisar suas estratégias. Sem esse retorno constante, não há como montar e gerir com eficiência uma equipe de vendas de sucesso!


Expor, analisar e otimizar os resultados obtidos para atingir metas e objetivos com mais facilidade é necessário para que uma empresa alcance seus objetivos.


O encontro também é um momento para dar e receber feedbacks e permitir que a equipe de vendas discuta livremente questões internas e proponha soluções e melhorias para a empresa.

Seja o seu melhor vendedor

Por fim, a dica mais sábia que muitos empreendedores deixam de colocar em prática, mas que é fundamental: Um bom empresário deve primeiro ser um bom vendedor.


Você não precisa sair para fechar negócios, mas deve vender bem o seu “peixe” para a sua equipe. Você precisa vender bem suas ideias para o time de vendas, caso contrário, será mais difícil que sua organização tenha sucesso.


Para criar um bom time de vendas, você deve fornecer preparação e principalmente, que vão desde objetivos a seguir até suporte pessoal.


Esse suporte é importante, pois antes de atingir esses altos níveis de desempenho, é você deve entender e avaliar cada um de seus vendedores para definir como cada decisão será tomada.


Essas práticas ajudarão os membros da sua equipe de vendas a ficarem mais satisfeitos, produzindo e vendendo muito mais.


Lembre-se que como tudo em uma empresa há desafios, que podem sempre ser superados, e montar um time de vendas extremamente capacitado é possível com muita determinação.


A Vendor Force está no mercado desde 2016 recrutando talentos e formando times de vendas de qualidade. Quer conhecer nosso serviço? Entre em contato e agende um horário!

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