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Como usar o Marketing digital para potencializar seus processos de atração de talentos

  • 9 de jul. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 22 de set. de 2023


Como usar o Marketing digital para potencializar seus processos de atração de talentos

Pode soar incomum, mas o fato é que o casamento entre recursos humanos e marketing dá certo. O desenvolvimento de uma estratégia pode atrair não apenas candidatos, mas também aqueles com perfis ideais, o que pode economizar tempo e dinheiro para a empresa. Assim é a estratégia de marketing, que torna isso possível. Neste artigo você vai saber como pode utilizar o marketing digital para auxiliar nos processos de atração de talentos.


Já não é novidade para quem está antenado nas questões digitais que o marketing digital é um campo em rápido crescimento, sempre atento às novidades. Também é conhecido por seu sucesso em atrair clientes e vender produtos.


Por outro lado, os recursos humanos são um espaço de auto-renovação. Com as mudanças na sociedade e nas profissões nos últimos anos, é preciso nos reinventar na atração de novos talentos.


Você sabe o que é marketing de recursos humanos? Ele trabalha principalmente com marcas empregadoras. O foco é manter com sucesso a empresa como um local de trabalho ativo no mercado.


Para isso, são utilizadas diferentes técnicas. Todo esse processo se dá considerando a importância de ganhos como:


● Atração de candidatos ideais

● Uso de indicadores no processo

● Diminuição da rotatividade

● Economia no processo de seleção


A realidade do setor de RH na atração de talentos

Naturalmente, todas as empresas possuem uma realidade comum, o que torna a gestão de pessoas uma parte essencial: buscar atrair talentos e retê-los.


A atuação da empresa é baseada exclusivamente no comprometimento dos colaboradores, mão de obra e capital intelectual. Ou seja, o sucesso e o fracasso da organização dependem diretamente da qualidade e da participação de seus talentos.


Empresas de todos os tamanhos e setores enfrentam esse desafio, mas poucas pessoas sabem que uma estratégia de atração bem pensada pode ir muito além de aumentar o número de candidatos. É aí que entra o marketing digital!


E na verdade, o RH e o marketing digital estão mais próximos do que parecem. Eles trabalham com a participação e motivação das pessoas.


Ambas as partes buscam trazer para si o público certo para a organização, seja comprando produtos ou participando da empresa.


Neste artigo vamos esclarecer um pouco mais sobre como utilizar o marketing digital para que você possa planejar e chamar a atenção das pessoas certas para a vaga de trabalho, ou seja para a melhor atração de talentos.


1 - Criação de um perfil qualificado

Para cada etapa subsequente desta estratégia fornecer os melhores resultados, você deve ter clareza sobre o perfil de candidato que está procurando.


Definir o perfil ideal é muito semelhante a definir as personas no marketing, ou seja, o talento ideal é como se fosse o lead qualificado.


As empresas costumam desenvolver uma estratégia voltada para atrair candidatos (no marketing chamados de leads), mas grande parte dos perfis não corresponde ao que procuram.


Assim que tiver um perfil mais estruturado em mente, o ideal é pensar além. Considere e documente as áreas de treinamento que abordam as habilidades que você está procurando entre os candidatos a empregos.


Além disso, uma boa estratégia é determinar quais temas podem ser do interesse de pessoas com esse perfil, em quais redes sociais elas podem estar, quais ambientes de trabalho podem atrair pessoas com essas características e assim por diante.


Portanto, um lead é como um candidato com o melhor perfil para a vaga em aberto, pois ele atende às necessidades e expectativas da empresa.


É importante notar que os leads ou candidatos que não são qualificados podem mudar. Por isso, é necessário o uso de diferentes técnicas para trabalhar com eles. Uma delas é fornecer conteúdo, para que eles possam se identificar com a organização.

2 - Tenha uma proposta de valor atraente

A proposta de valor é mais conhecida no marketing digital como Employee Value Proposition. E ela inclui os benefícios mais óbvios, como salário, vale-refeição, férias, bônus e até ambiente de trabalho, apoio à saúde psicológica, cultura e outros geradores de valor.


Depois de definir seu perfil, é hora de pensar em como usar sua proposta de valor para atrair a sua persona/ talento! Mostre a ela por que o que você oferece atende aos seus objetivos para ela.


Para isso, é importante entender o valor do seu perfil de candidato ideal no trabalho. Liste todo o conteúdo que sua empresa deve fornecer e, em seguida, classifique os tópicos que mais atraem essa pessoa.


3 - Conheça a trajetória do candidato

Assim como no marketing digital, em deve ocorrer o entendimento das compras do lead, na atração de talentos, você deve entender a jornada do candidato.


O objetivo é entender as etapas pelas quais o candidato passa antes de ser contratado. Um dos detalhes mais importantes neste momento é entender que, para o candidato, o caminho até ali começou há mais tempo.


Isso também vale para as empresas, o que permite um processo seletivo mais ágil e eficiente. Confira quais são os principais pontos que você deve observar:


● Definir o perfil a ser buscado;

● Selecionar as competências;

● Levar em conta a bagagem de experiências dos concorrentes;

● Preparar as etapas restantes de acordo com a jornada e o candidato.


Desta forma, o processo se torna ao mesmo tempo mais rápido e econômico.


4 - Invista na página da empresa

É aqui que as informações sobre a empresa são comunicadas da forma que você quiser, na página online. Ela permite mostrar todos os benefícios que a empresa deve proporcionar, podendo incluir ainda as informações que julgar relevantes para o processo.


Por isso é interessante que a página seja publicada em todos os anúncios de vagas que você escolher, e divulgada nos diferentes canais de sua escolha para facilitar seu processo de seleção!


Dessa forma, os candidatos em potencial são sempre levados à principal fonte de informações, planejada da maneira que considerou mais interessante!


5 - Mantenha o banco de dados atualizado

Normalmente o RH recebe currículos de grande valor, mas muitas vezes podem não ser o foco da seleção naquele momento, ou não atende plenamente aos requisitos do cargo vago.


E acredite: manter contato com esses profissionais também é uma forma de atrair talentos, porque você vai manter uma possível relação de trabalho em um futuro próximo.


Uma forma ideal de manter contato é enviar boletins de newsletter por e-mail, que podem ter notícias sobre a empresa, dicas, criações de novos produtos e muito mais.


Essa é uma estratégia que, assim como ocorre no marketing digital, é muito válida para o recrutamento e desenvolvimento de futuros talentos.


Conclusão

Atrair e principalmente reter talentos não é tarefa fácil, pois exige que profissionais de recursos humanos e gestores de equipes formulem estratégias e planos específicos.


Quando o talento de uma empresa percebe o valor de seu trabalho, é mais provável que seu trabalho esteja relacionado aos objetivos da empresa.


Atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo e as empresas que adotam programas utilizando marketing digital na atração de talentos estão à frente de seus concorrentes.


Se você deseja um auxílio no momento da atração de novos talentos utilizando das estratégias de marketing digital, conte conosco!


A Vendor Force é especializada em recrutamento e seleção, temos os melhores processos para potencializar os processos de atração de talentos para sua empresa!




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