Você sabe o que é o profissional de Inside Sales? Sabia que ele pode ser um grande divisor de águas quando se fala em resultados para a sua empresa? Neste artigo você vai conferir o que significa essa definição, o que faz esse profissional, e ainda, quais são as competências mais relevantes que ele deve ter para que sua empresa alavanque de uma vez por todas nas vendas e nos resultados finais. Saiba mais sobre o Inside Sales agora!
O profissional de Inside Sales é aquele que não existia há poucos anos, mas que com o avanço da internet surgiu na intenção de melhorar as vendas das empresas, com base na inovação e melhor contato com quem a empresa almeja alcançar: o cliente.
Ao longo deste artigo, falaremos mais sobre Inside Sales, que é um método de negociação que pode ajudá-lo a estruturar da melhor forma o seu setor e obter resultados expressivos.
Antes, você saberá o que significa esse nome, e quais as competências que não podem faltar nesse profissional para que você o inclua em sua empresa e garantir os melhores retornos, continue a leitura.
O que é Inside Sales e o que ele faz?
Para entender como e por que esse conceito pode ser implementado em sua empresa, primeiro você precisa saber que Inside Sales é o processo de vendas que ocorre dentro da empresa e que os vendedores não precisam ir até o cliente.
Ainda, alguns outros termos podem ser usados para definir essa prática. Por exemplo, esse é o caso de vendas virtuais ou vendas na nuvem.
Qualquer que seja o nome, a verdade é que o Inside Sales não é novo, mas está em evolução e se tornando uma realidade cada vez mais comum para as empresas.
A transformação digital que segue em andamento pode ser apontada como um dos motivos da escolha do profissional de Inside Sales.
Considerando também o Covid-19 que acabou por impor à sociedade e a todo o mercado de trabalho a forma remota, muitas empresas entenderam que essa mudança é necessária e válida.
Essas empresas e profissionais foram obrigados a se adequar ainda mais ao conceito digital para continuar suas atividades.
Com isso, o Inside Sales não é apenas vendas à distância, mas vendas baseadas na utilização de soluções tecnológicas para obter dados que conduzam à conversão.
Portanto, por meio da adoção de inovações como o software de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), as equipes internas de vendas têm cada vez mais informações seguras para nortear seus métodos e fechar vendas.
Sabendo então que o Inside Sales utiliza dados para diferentes formas de venda, é importante frisar que ele é diferente do telemarketing, e também do processo de venda tradicional, ou seja, vendas presenciais internas ou externas.
Agora que você entendeu o que é e o que faz o profissional de Inside Sales, veja se o futuro candidato que irá fazer parte da sua empresa possui as competências mais relevantes a seguir, para uma contratação assertiva.
1 - Saber resolver problemas
A habilidade de vendas mais importante que um profissional precisa dominar é a arte de ser um ótimo solucionador de problemas.
Isso porque uma pessoa que pode aprender a navegar por ferramentas, estratégias, problemas e novos relacionamentos em constante mudança, atuará como um ótimo profissional de Inside Sales.
Não importa quão fortes sejam as outras habilidades de vendas, qualquer bom vendedor inevitavelmente encontrará desafios, obstáculos e fracassos ao longo de sua carreira.
E dessa forma, ao desenvolver um processo reprodutível para resolver da melhor forma novos problemas e trabalhar em um ambiente nunca explorado antes, como normalmente acontece, obterá bons resultados no futuro.
Existem 4 passos básicos, que se seguidos, o profissional saberá lidar com propriedade a maior parte dos problemas, e são elas:
● Definir o problema
● Gerar alternativas
● Avaliar e selecionar alternativas
● Implementar soluções
2 - Conhecer bem o produto
Na verdade, um conhecimento profundo do produto é uma vantagem que o profissional de Inside Sales trará ao mundo dos negócios.
Por isso, os profissionais de Inside Sales devem compreender sobre os produtos, serviços ou soluções mais que todos. Para tanto, ele deve ter o máximo de informações possível para esclarecer quaisquer dúvidas que o cliente possa ter.
Assim, ele será capaz de dar boas apresentações durante as abordagens aos clientes. Além disso, depois de entender o produto, sua capacidade de persuasão aumentará.
Afinal, ao entregar confiança, pode garantir aos clientes que eles não se arrependam da decisão de comprar em sua empresa.
3 - Comunicar de forma eficaz por telefone e email
Apesar de e-mails e scripts de vendas serem absolutamente necessários para resolver as objeções e problemas comuns para o profissional fornecer aos clientes em potencial, não há como substituir a comunicação eficaz.
Se for natural que ele entenda a mentalidade dos clientes em potencial e seja capaz de ajustar a maneira como eles interagem, com certeza já garantiu a base para uma das habilidades de vendas mais importantes para se tornar um profissional de alto padrão.
Por outro lado, se isso soar para o colaborador de Inside Sales mais como um aprendizado, ele terá que obter esse valor, já que a comunicação eficaz é uma das competências mais relevantes para o ramo.
4 - Saber gerenciar o tempo
O tempo sempre foi considerado o recurso mais precioso para proprietários de quaisquer empresas, tornando essa habilidade de gerenciamento de tempo vital não apenas para o próprio benefício do colaborador, mas também para os clientes em potencial.
Em última análise, a eficácia como vendedor é medida pelo nível de eficiência de vendas. Isso torna a maneira que ele escolhe para gerenciar o tempo para entregar os resultados que a equipe espera.
Respeitar o tempo que os potenciais clientes dão ao profissional na ligação e ajustar a conversa para encontrar um equilíbrio entre mostrar interesse e deixar a impressão de que pretende gastar o mínimo de tempo possível é fundamental.
5 - Trabalhar em equipe
Em um ambiente de vendas acelerado, é normal esquecer que, como representante de vendas, o profissional ainda está operando em várias equipes em diferentes níveis, como no nível da organização de vendas ou da perspectiva da empresa.
Como profissional de Inside Sales, o colaborador deve saber que ele não é um vendedor solitário. O sucesso em sua função depende, até certo ponto, do desempenho de outras pessoas na empresa.
Isso torna o trabalho em equipe uma habilidade de vendas muito importante que ele precisará dominar no início de sua carreira.
Resumidamente, essa habilidade de vendas se traduz na eficiência de sua cooperação com gerentes e colegas de equipe para coordenar seus objetivos pessoais, cotas, ferramentas, processos de trabalho e cronogramas operando de uma forma que dê suporte a todos os objetivos da equipe.
Conclusão
O Inside Sales representa a evolução dos métodos de venda, acompanhadas de outras mudanças que afetam o mercado, em especial a relação entre empresa e público.
Este é um processo de vendas mais complexo do que o tradicional, mas tem potencial para compensar o esforço envolvido, pois tende a ser mais confiante e traz uma série de benefícios para a empresa.
A adoção desse profissional está se tornando cada vez mais comum porque a tecnologia permite que a maioria das interações face a face ocorra com alta qualidade, mesmo em longas distâncias.
Assim, consoante a particularidade da empresa, dos seus produtos ou serviços e dos seus potenciais clientes, o Inside Sales é considerado uma estratégia que pode ser utilizada como forma principal de venda ou como parte de uma abordagem híbrida.
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