Em muitos lugares encontramos artigos falando sobre os hábitos e qualidades dos grandes profissionais de vendas, mas nem sempre se diz exatamente qual o perfil do vendedor ideal para cada empresa, ou o tipo certo de vendedor, não é mesmo? Até porque, cada um tem suas qualidades e se desenvolve melhor em determinados segmentos. Neste artigo você vai entender melhor a esse respeito, sobre qual o melhor perfil de vendedor para sua empresa, e como encontrar os melhores talentos.
Quando os resultados de vendas não são bons, o perfil do vendedor ideal é um dos temas mais debatidos na empresa. Isso acontece quando as metas de vendas não são atingidas ou o custo para atingir essas metas é maior do que o planejado.
Em pequenas empresas, esse método geralmente é de tentativa e erro, então, até que se encontre alguém com o perfil ideal, o que se faz são várias contratações e demissões.
Porém sabemos que isso não é o ideal, e além de resultar em gastos, ainda traz como consequências a baixa de vendas dos produtos, e não é o que um bom empresário espera.
Deve ficar claro que quem promove a venda é uma pessoa e não o produto em si. No entanto, as pessoas que irão compor sua empresa deverão ser guiadas por processos estrategicamente definidos.
Pensando nisso, este artigo foi desenvolvido para te ajudar a reconhecer as melhores características e o perfil do vendedor ideal para sua empresa, e ainda, saber como encontrar da melhor forma os grandes talentos de vendas.
1 - Aquele que executa
Podemos dizer que ele é perfil com a maior capacidade de múltiplas competências existente. Com espírito de competição sua maior característica é a busca por metas, por mais difícil que seja.
É dominante e corajoso, mas em casos extremos, muitas vezes é autoritário. Podemos dizer que isso acontece devido ao seu desejo de vencer e até atingir seus objetivos.
Conforme mencionado anteriormente, a meta desafiadora é a sua própria busca. Esse tipo de profissional não requer tutoria constante. É só treinar, ficar até o fim desde o início e esperar os resultados virem.
Freqüentemente, ele obtém um rápido retorno do investimento e age rapidamente em sua carreira de vendas.
Porém, como tudo tende a ter seus lados positivos, também há os negativos, e um deles é que o espírito competitivo desse vendedor pode distanciá-lo de outros vendedores de alto desempenho.
Por vê-los como oponentes, ele tende a não compartilhar todo o seu conhecimento. Além disso, quando vê alguém da equipe impedindo-o de alcançar resultados, não pensa duas vezes antes de tomar alguma atitude negativa.
Por isso, é sempre bom acompanhar esse profissional de perto, e entender como está o desenvolvimento do trabalho, para que seja extraído o máximo do seu lado positivo.
2 - Aquele que busca boas oportunidades
Um grande vendedor não é uma pessoa que não desiste e não sabe quando deixar uma oportunidade, e briga até que o cliente seja literalmente vencido pelo cansaço!
Um bom vendedor é alguém que pode ver oportunidades, buscar entender as verdadeiras necessidades dos clientes e apresentar soluções que ajudem a melhorar a vida dos clientes ou de suas empresas.
O que um bom vendedor precisa é estar sempre pronto para dizer o que sua empresa pode fazer para ajudar os clientes.
Ele deve estar sempre disposto a ouvir e entender se o cliente realmente tem o perfil ideal e como ele pode garantir que o cliente alcance os objetivos com a venda.
3 - Aquele que planeja
Pode-se dizer que é um mar calmo em terra de tormentas. Comparados com aqueles que executam, o vendedor que planeja é mais estável e constante.
Conhecido por sua cautela antes de tomar uma decisão, dificilmente se arrepende da resolução que tomou, pois avaliou bem a cena antes de atuar. Ele é muito estável.
Se a estrutura de processo projetada for razoável, ela tenderá a atingir a meta todas as vezes, o que é excelente para uma empresa que busca estabilidade.
Além disso, ele raramente encontra o problema de ajustar as expectativas ao vender. Como uma pessoa muito conservadora, é sua natureza vender seu sonho ao cliente em potencial.
4 - Aquele que é persistente
Já que estamos falando sobre profissionais que não desistem com facilidade, vamos agora falar sobre persistência e teimosia.
Uma coisa é entender totalmente as oportunidades, entender as enormes diferenças de sua marca e perseverar, porque você acredita que seus clientes têm potencial, imagem e capacidade para contratar sua empresa.
A outra coisa é que o profissional deseje que alguém compre seu produto, independentemente do seu potencial, simplesmente porque ele acha que essa pessoa pode ou deve comprá-lo, e realmente não vai.
No primeiro caso, temos ideias persistentes onde conhecemos as necessidades do cliente e estamos vendendo o que ele precisa. Por outro lado, teimosia é o fato de insistir em coisas para as quais geralmente não há lógica ou razão sem argumento.
Ou seja, aqui é o momento de entender a diferença do perfil do vendedor ideal que seja persistente, e levá-lo à empresa para entregar algo a mais que o esperado.
5 - Aquele que preza pela eficiência
O perfil do vendedor ideal é aquele que sabe que só podem prometer o que podem entregar, e a eficiência precisa ser uma forma de os vendedores alcançarem os clientes. O que queremos dizer com isso?
É necessário entender que o que um excelente vendedor precisa é justamente aumentar o potencial de cumprimento de promessas com base nas promessas já cumpridas.
Tais promessas permitirão aos novos clientes ver o valor dos produtos e serviços que sua empresa comercializa. Portanto, o vendedor ideal nunca irá romper a ligação com seus clientes em potencial.
Na qualidade de vendedor, o profissional nunca deve esquecer que a sua eficiência tem um enorme poder de abrir as portas da empresa, que acabará por atrair mais clientes interessados nos seus resultados.
6 - Aquele que aprende com os erros
Ninguém pode alcançar nada sem aprender com seus erros. Nossos erros são uma grande oportunidade para crescermos e aprendermos comportamentos não repetitivos.
Nem todas as vendas serão perfeitas, assim como nem todas as negociações serão excelentes. Às vezes o vendedor pode cometer um pequeno erro, dizer algo que não deveria ou cometer o crime de excesso de confiança.
E a grande qualidade é aquela que só os vendedores que aprendem com seus erros possuem, que permitirá a ele mesmo notar o que fez de errado e mudar seu comportamento.
Os erros são na maioria das vezes ótimas oportunidades de aprendizagem e devem ser entendidos de forma a não causar o fracasso do vendedor.
Conclusão
Todo vendedor deve ter como base de crescimento o desenvolvimento de características inerentes à função, e seja qual for sua atribuição, ele deve sempre buscar ajudar os clientes!
Até porque, se os clientes não têm suporte no processo de atendimento, sua empresa está na verdade ajudando-os a buscar uma organização que preste esse auxílio, ou seja, a concorrência.
Lembre-se que cabe ao gestor verificar o panorama da empresa para entender qual será o perfil do vendedor ideal e o melhor trabalho de sua equipe comercial.
Como está a sua situação de recrutamento na área comercial da sua empresa? Você leva esses fatores em consideração durante o processo de seleção?
A Vendor Force vem atuando na área de recrutamento e seleção e entende bem quando o assunto é perfil do vendedor ideal para sua empresa.
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