É muito importante saber mais sobre inteligência emocional e alta performance em vendas para que você consiga obter sucesso nesta área que cresce cada vez mais todos os dias.
Mostraremos como uma influência na outra, quais são os pilares da inteligência emocional, algumas principais dicas e a importância da inteligência emocional em vendas para adquirir alta performance.
Quando se consegue controlar as emoções, é mais fácil desenvolver a inteligência. Tendo essa consciência, portanto, a probabilidade de atingir os objetivos profissionais traçados é bem maior.
O que é inteligência emocional e alta performance em vendas?
Trata-se da capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e o de outras pessoas.
Seu principal objetivo é desenvolver habilidades que potencializam e gerenciam cada emoção, sempre em busca de melhorar as competências profissionais e os relacionamentos interpessoais.
Sendo assim, existe um aumento significativo na qualidade de vida na sua totalidade.
Ao aplicar corretamente todos os fundamentos da inteligência emocional diariamente, a pessoa cria linhas de pensamento com ideias mais ordenadas e fluidas.
Por este motivo, ela estará mais apta a tomar decisões mais objetivas e menos impulsivas. Além disso, favorece os relacionamentos interpessoais longevos, respeitosos e saudáveis.
Saiba mais sobre os cinco pilares da inteligência emocional e alta performance em vendas
Mostraremos a seguir os cinco pilares da inteligência emocional e como eles podem influenciar a alta performance de vendas, são eles:
Autoconsciência;
2. Autocontrole emocional;
3. Automotivação;
4. Autoconfiança;
5. Gestão da Empatia;
Inteligência emocional e alta performance em vendas - Autoconsciência
É quando se consegue se relacionar com suas emoções, seus sentimentos e observar suas fraquezas desenvolvendo estratégias para mitigá-las e forças, para saber a melhor forma e hora certa de utilizá-las.
Vendedores de Alta Performance entendem a importância de investir em conhecer a si mesmo. Suas emoções, sentimentos, suas características seus pontos fortes e seus pontos de melhoria para alcançar melhores resultados e nutrir uma excelente relação com seus colegas de trabalho, clientes e líderes, favorecendo, assim, seu crescimento.
Inteligência emocional e alta performance em vendas - Autocontrole emocional
Não se deve apenas identificar as habilidades, é preciso também ter o controle delas. Isso possibilita saber o limite em que se consegue chegar a certas situações.
Um profissional de vendas que não conhece suas limitações pode agir de forma precipitada. É preciso, portanto, além da habilidade e da persuasão, conseguir ter calma e paciência.
Desse modo, ficará mais fácil evitar situações desagradáveis e atender o cliente da melhor forma possível.
Automotivação
Ela está relacionada com a capacidade que você tem de saber o que te impulsiona.
Na área de vendas, quando um líder impõe uma meta, sendo ela alta ou baixa, pode desmotivar o indivíduo, pois nem todos possuem o mesmo sentimento de satisfação.
Entretanto, Vendedores de Alta Performance, tem clareza dos seus objetivos, do que são capazes e acima de tudo, sabem como estimular a si mesmos para buscar suas motivações internamente, independente das circunstâncias externas.
Autoconfiança
Essa habilidade emocional está diretamente relacionada a ideação do “EU” de cada um, das suas crenças e narrativas internas a respeito das suas capacidades, autonomia e relevância.
Na área de vendas, profissionais de Alta Performance, são orientados pela sua Autoconfiança, que está normalmente alicerçada em evidencias objetivas de estudo, treino e experiência que no decorrer da sua trajetória profissional ele foi desenvolvendo. É sem sobra de dúvidas um dos grandes pilares que lhe permitirá aprimorar suas habilidades de negociação, para alavancar as margens em cada venda realizada.
Gestão da Empatia
Ao reconhecer as emoções em outras pessoas e conseguir, então, imaginar o sentimento delas, a relação com elas e com todos em geral melhora muito.
Um vendedor de Alta Performance, com boa Gestão da sua Empatia sabe que precisa entender as necessidades implícitas e explicitas dos seus clientes e por conta disso entende que a escuta ativa, é fator determinante na construção de vínculo e relacionamento de confiança.
Mas acima de tudo, sabe o quão importante é estar atento nas fazes de negociação para não perder foco dos seus resultados.
Ou seja, vendedor bonzinho, não fica milionário!
Relacionamentos interpessoais
Quando eles são construídos baseados nos pilares da inteligência emocional, os laços se fortalecem, fazendo com que a convivência seja muito mais agradável.
Essas relações são saudáveis quando existe confiança, companheirismo, empatia, respeito, entre outros.
Muitas vendas acontecem às vezes pela prévia construção de relacionamento interpessoal entre o cliente e o vendedor.
Quando este é atento, empático e assertivo, o relacionamento com todos, inclusive com a sua equipe, é muito positivo, ajudando a conquistar os clientes e, assim, mais vendas.
Como desenvolver a inteligência emocional para obter uma alta performance em vendas?
Para adquirir uma alta performance em vendas, é preciso utilizar a inteligência emocional como recurso para lidar com situações adversas, que estão presentes em toda dinâmica comercial e que em geral são potencializadas pelas emoções presentes em cada negociação.
Obviamente que conseguir gerenciá-la não é tarefa fácil. Você deve observar, ser perspicaz e muito bom em negociações com a finalidade maior de atingir o seu objetivo principal que é vender.
Sendo assim, necessita, então, conhecer os cinco pilares da inteligência emocional, aplicando-os na realidade, a fim de alcançar benefícios como, por exemplo:
Fortalecer as capacidades de diálogo – quando você entende suas emoções e as controla, é possível se relacionar melhor com as pessoas da sua vida pessoal e profissional;
Ser o protagonista – o autocontrole de suas emoções faz com que você seja o personagem principal da sua própria história;
Tornar mais forte as habilidades – você consegue desenvolver muitas habilidades quando entende e controla seu lado emocional
Estreitar as relações interpessoais – fortalecendo o diálogo você consegue se expressar mais e por consequência melhora muito sua relação interpessoal com todos que o cercam.
Considera-se a inteligência emocional como uma das maiores fontes de sucesso na vida das pessoas, portanto, ela também será de extrema importância no local de trabalho.
Conheça algumas dicas de inteligência emocional para atingir alta performance em vendas
Como vimos, a inteligência emocional influencia muito nas capacidades das pessoas. Sendo assim, mostraremos a seguir algumas dicas, são elas:
Saiba como lidar com suas emoções;
Conheça seus clientes;
Respeite sempre opiniões diferentes;
Entenda quais são as suas motivações;
Busque sempre mais conhecimentos.
Saiba como lidar com suas emoções
Possuir essa habilidade é essencial para quem está na área de vendas. Quando você controla suas emoções, é possível conseguir, por exemplo, responder aos clientes sem ser ríspido, manter o autocontrole em situações que exijam isso.
Agindo desta forma, você terá um avanço considerável na sua carreira, seja em qual área escolher seguir. Além de melhorar consideravelmente suas relações com as pessoas de modo geral.
Conheça seus clientes
Através da experiência e da observação, conseguindo entender as necessidades de outras pessoas, aumenta-se consideravelmente a probabilidade de conhecer melhor o cliente, sabendo como ele irá agir e o que ele espera que você faça.
Oferecendo ao cliente, portanto, uma boa experiência, isto fará com que ele se lembre positivamente de você, ajudando, então, a alcançar a alta performance nas vendas.
Respeite sempre as opiniões diferentes
Conseguir lidar e respeitar as opiniões diferentes das pessoas é uma característica que tem muito valor na maioria das profissões, principalmente em vendas.
Além disso, é essencial para melhorar as relações de todos os tipos tanto profissionais como pessoais.
Entenda quais são as suas motivações
Você precisa entender quais são as atitudes e sentimentos que te motivam para que tenha êxito na busca pelos seus objetivos.
Defina, portanto, quais são as suas metas e limites. Após isso, tente ultrapassá-los sempre que possível, pois assim você consegue ter um maior crescimento na sua carreira.
Busque sempre mais conhecimentos
Buscar conhecimentos é sempre muito interessante. Mesmo que não pareça útil naquele momento, você pode se surpreender quando precisar solucionar algum problema e se lembrar do aprendizado que adquiriu.
Além disso, na área de vendas, você pode conseguir ajudar, por exemplo, algum comprador indeciso que queria adquirir algum produto, mas não sabe a utilidade dele.
Outra possibilidade é ter ótimos argumentos para conseguir convencer o cliente que está em dúvida a comprar o que ele está almejando.
A importância da inteligência emocional e alta performance em vendas
A inteligência emocional é muito importante para se alcançar a alta performance em vendas, pois quem consegue ter um controle das suas emoções desenvolve melhor qualquer tipo de atividade.
Isto serve de ajuda em diferentes segmentos da vida de um indivíduo, sejam eles profissionais ou pessoais.
É possível fortalecer suas qualidades e reduzir emoções exageradas quando se dá mais atenção a seus pensamentos e comportamentos, tendo uma conscientização maior dos seus sentimentos.
Ao se trabalhar a inteligência emocional, responde-se melhor às adversidades, evitando, assim, reações por impulso. Observe quando você estiver em uma situação deste tipo qual é o seu comportamento.
Tendo empatia, controlando a ansiedade e o estresse, vivendo e convivendo em ambientes mais positivos e sabendo quais são os seus limites será fundamental para adquirir hábitos mais inteligentes.
A alta performance em vendas dependerá muito do controle das emoções e, portanto, de como você consegue aplicar a inteligência emocional na sua vida profissional.
Desse modo, mudar o comportamento na área de vendas é uma jornada longa que necessitará de persistência e foco. Você estará mais bem preparado para enfrentar todos os desafios quando conseguir lidar com as próprias necessidades emocionais e de seus clientes, pois nem sempre serão as mesmas, talvez nem sequer parecidas.
Sendo assim, prepare-se intelectualmente, fisicamente e psicologicamente para ser um vendedor de destaque, ultrapassando suas metas. Isto, portanto, agradará seus líderes e conquistará seus clientes.
Percebe-se, desse modo, que a inteligência emocional está diretamente relacionada à alta performance em vendas, pois controlando suas emoções você estará apto a executar suas tarefas com mais êxito.
É muito importante, então, nunca agir por impulso e tentar se colocar no lugar do seu cliente para conseguir da melhor forma possível, atendendo, assim, às suas expectativas e necessidades.
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